Compartilhar

Polícia da França prende o CEO do Telegram em aeroporto

Polícia da França prende o CEO do Telegram em aeroporto - baixadanaweb

.

Carnaval 2024: Expresso Salvador deve receber mais foliões 1

.

PARIS – Na noite do último sábado (24), agentes da Polícia Francesa prenderam no Aeroporto Le Bourget, próximo de Paris, o CEO do Telegram, Pavel Durov, por crimes relacionados ao aplicativo de mensagens, como informou as autoridades.

De acordo com a polícia, o multimilionário franco-russo, Pavel Durov, de 39 anos, havia chegado do Azerbaijão, quando precisou viajar para a França.

.

.

Polícia da França prende o CEO do Telegram em aeroporto - baixadanaweb
Foto: Reprodução de Rede Sociais

.

Segundo informações preliminares de fontes ligadas a Agência Francesa de prevensção da violência contra menores, o órgão já tinha emitido antes um mandato de prosão contra o empresário, durante uma investigação sobre diversos crimes, como tráfico de entorpecentes, fraude, ciberbullying, crime organizado e promoção do terrorismo.

No dia seguinte, um juiz responsável pelo caso estendeu sua detenção de 24 para até 96 horas.

Antes que esse prazo termine na noite de quarta-feira (28), o magistrado deve decidir se apresentará acusações contra Durov ou se o nomeará como testemunha na investigação e o libertará.

.

.

Durov está sendo interrogado pela polícia como parte de um caso iniciado por uma unidade de crimes cibernéticos do escritório da promotoria de Paris.

Os juízes de instrução que lidam com o caso estão investigando uma ampla gama de acusações.

Pavel Durov é suspeito de não tomar medidas para impedir o uso da plataforma com fins criminosos. “Chega de impunidade”, declarou um investigador que trabalha no caso, acrescentando que foi pego de surpresa pela chegada de Durov a Paris, uma vez que o executivo era procurado.

O Telegram afirmou por meio de nota ser um “absurdo” responsabilizar o proprietário por “abusos” cometidos na plataforma. O aplicativo de mensagens afirmou ainda que “cumpre as leis da União Europeia” e que a moderação está nos “padrões da indústria e constantemente melhorando”. …

.

Com informações da AFP e Telegram

.

Carnaval 2024: Expresso Salvador deve receber mais foliões 1