
.
BRASÍLIA – Na tarde desta sexta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – PT, acabou demitindo o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, depois da denúncia publicada pelo portal Metrópoles e da ONG Me TooBrasil, sobre assédio sexual praticado por Almeida contra a ministra Anielle Franco.
.
.

.
Segundo articuladores do Palácio do Planalto, depois de uma reunião realizada entre o presidente Lula e Silvio Almeida, o presidente disse que sua situação é insustentável, demitindo o ministro.
“O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual”, afirmou nota da Presidência.
A Polícia Federal passa a investigar o caso de possível assédio moral e sexual, após a publicação da reportagem do Metrópoles mostrar o problema interno no Governo Lula, envolvendo uma ministra de Estado. A corporação deve em breve, convocar os citados para prestar esclarescimentos sobre na denúncias de assédio.
Entre os que devem ser ouvidos, estão o ministro Silvio Almeida, como denunciado, e a ministra Anielle Franco, na condição de possível vítima..
.
.

.
Na manhã desta sexta-feira (6), o diretor geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, confirmou que a corporação irá dá início as investigações.
A reportagem do portal Metrópoles inicou a divulgação das denúncias de assédio moral e sexual, envolvendo inclusive a ministra Anielle Franco.
A ong Me Too Brasil confirmou ter recebido as denúncias e informou que as vítimas pediram anonimato. Anielle não chegou a se pronunciar sobre o caso até a manhã desta sexta-feira (6).
“Se ela confirmar, a situação dele no governo é insustentável”, diz um desses interlocutores de Lula.
O Governo Federal segue buscando mais informações de outras denúncias que foram divulgadas pelo portal Metrópoles. Além de Anielle, o presidente Lula quer ouvir o ministro Silvio Ameida.
No Palácio do Planalto, no início da tarde de hoje, aliados de Lula afirmam que as denúncias são graves e que o desgaste segue prejudicando a imagem do presidente Lula e acreditam que Silvio Almeida seja afastado até o fim do dia, até que possa provar sua inocência, o que já ocorreu, inclusive.
.
.

.
Por outro lado, o ministro acusado, nega ter cometido assédio e que afirmou que as denúncias buscam atingir suas casuas.
A primeira-dama, Janja, publicou uma foto em seu perfil, onde parece beijando Anielle na testa, mostrando que o Governo Lula segue do lado da ministra.
Segundo informações de dois ministros do Governo Lula, as denúncias sobre assédio moral e sexual com outras pessoas já eram conhecidas nos bastidores em Brasil desde o ano passado, e como não houve registro de denúncia, não houve investigações.
Aliados do presidente Lula já temem que a oposição possa explorar amplamente o caso de assédio manchando a imagem do Governo Federal.
.
Com informações do Baixada na Web e Polícia Federal
.
