.

.
RIO – O deputado federal Glauber Braga – PSOL e outros três estudantes acabaram apreendidos por volta das 15h10 desta sexta-feira (20), por agentes da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, cumprindo a decisão judicial da 13ª Vara de Fazenda Pública, que determina a reintegração de posse da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ.
.
.

.
Agentes do Batalhão de Choque da Polícia Militar, entraram na universidade no início da tarde de hoje e precisaram utilizar bombas de efeito moral, para desocupar completamente os prédios ocupados por um pequeno grupo de estudantes que passaram depredar parte do patrimônio público. O deputado do PSOL que estava no local acabou detido.
Por volta das 14h, era possível ver agentes da Polícia Militar, conduzindo três estudantes para um ônibus da corporação, que foi utilizado no processo de reintegração de posse da universidade. O deputado federal Glauber Braga – Psol, que estava no local para apoiar os alunos da Uerj, também foi detido. Todos acabam encaminhados para a Cidade da Polícia.
.
.

.
De acordo com testemunhas, os agentes militares entraram pelo portão 7 da UERJ, por volta de 13h20, quando diversos estudantes passaram jogar pedras e pedaços de madeira contra os policiais, que revidaram as agressões.
Durante o confronto, alunos colocaram fogo em pneus na Avenida Rei Pelé, uma das principais vias da Zona Norte. Estudantes que estavam do lado de fora da universidade tentaram entrar no local para apoiar os colegas. Ainda não há informações sobre feridos.
Por volta das 14h50, a situação no local estava mais tranquila, mas muitos estudantes ainda ocupavam o prédio principal da sede da Uerj. A desocupação foi confirmada pela Polícia Militar às 15h10.
.
.
.
.
.
.

.
Outras informações
Estudantes ocupavam a UERJ desde julho
Um grupo pequeno de estudantes seguia no local ocupando parte da universidade em protesto contra o corte de benefícios e por não cumprirem a decisão judicial, a Justiça determinou a reintegração de posse do espaço público, que vinha prejudicando milhares de estudantes que queriam assistir as aulas.
Durante a semana, a juíza Luciana Losada já tinha decidido pela desocupação, mas com 24 horas de prazo para liberação da reitoria e das salas de aula.
.
.
Veja as manifestações dos envolvidos
“Até o momento, policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do 6ºBPM desobstruíram a Rua São Francisco Xavier, após manifestantes atearem fogo em objetos. Ocorrência em andamento. Equipes do Grupamento Aeromóvel (GAM) sobrevoam a região , que está com o policiamento reforçado”, dizia a nota da Polícia Militar
Já o deputado Glauber Braga se manifestou através de sua assessoria de imprensa.
“Ao defender os estudantes da UERJ que estavam sendo ameaçados e agredidos pela Tropa de Choque (que pela primeira vez na história entrou na UERJ!), o deputado federal Glauber Braga foi detido.
Os estudantes participavam de uma ocupação na universidade, lutando contra cortes no orçamento da política de permanência estudantil destinada a estudantes pobres.
Glauber está sendo levado junto com mais 3 estudantes nessa reintegração de posse absurda. É uma detenção ilegal, já que um deputado federal só pode ser detido em flagrante por crime inafiançável.
Assim funciona o autoritarismo e a truculência de Cláudio Castro e da reitoria da UERJ. Lutar não é crime! Abaixo o autoritarismo e a repressão!”
.
Com informações do Baixada na Web
.
