.

.
BRASÍLIA – Durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (16), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o Governo Federal não irá retomar neste ano, o horário de verão, entretanto, a medida poderá ser implantada a partir do ano que vem.
.
.

.
Ainda pela manhã, o ministro se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – PT, no Palácio do Planalto, onde teria apresentando ao governante um parecer técnico sobre a questão. Coube ao chefe do Executivo a decisão final.
De acordo com Silveira, os técnicos de sua pasta, chegaram a conclusão de que com a volta do período chuvoso, os reservatórios estariam abastecidos o suficiente para garantir a geração de energia nas hidrelétricas e fechar o ano sem grandes prejuízos.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS havia apresentado ontem (15) ao Governo Federal, dados complementares sobre a possibilidade de adiantar os relógios em uma hora.
.
.
Na última semana, Silveira informou, no entanto, que o horário de verão só seria retomado pelo Governo Federal se fosse “imprescindível”. Ainda de acordo com o ministro, o fim da medida em 2019 foi uma decisão tomada “irresponsavelmente”.
No passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro – PL decretou o fim da política após estudos realizados pelo governo, na época indicarem que a medida não estava gerando economia de energia significativa que justificasse a sua manutenção.
.
Com informações do Baixada na Web e CNN Brasil
.
