.

.
SÃO JOÃO DE MERITI – Depois de eleito como prefeito, nas últimas eleições de 2024, com 50,36% (122.399 votos) no primeiro turno, Léo Vieira – Republicanos, acabou nomeando no último dia 2 de janeiro, seu filho, Leonardo Braga Vieira Mendes, como secretário municipal de habitação.
.
.

.
O novo prefeito acabou eleito após decisão que anulou os votos recebidos pela chapa de outro candidato.
Vale lembrar que realizar a nomeação de parentes do prefeito para secretarias é considerado nepotismo, portanto, inconstitucional.
O Supremo Tribunal Federal, acabou cassando no dano de 2019, as portarias que nomearam parentes da prefeita e do vice-prefeito de Saquarema, na Região dos Lagos.
No entanto, Leozinho Vieira é vendedor de carros e estudante de Direito.
.
.

.
Acredita-se que a nomeação de seu filho, tenha como objetivo impulsionar uma campanha de Leozinho Vieira para deputado estadual em 2026.
O Ministério Público do Rio de Janeiro ainda não se manifestou sobre a denúncia de nepotismo na prefeitura.
A Prefeitura de São João de Meriti informou que o secretário de Habitação foi escolhido para o cargo pelo grau de confiança para executar programas importantes para a cidade, que serão implantados nos próximos anos. De acordo com o prefeito Léo Vieira, será feito o maior programa de regularização fundiária do Rio de Janeiro, e o político não tem dúvidas de que o filho vai entregar o que ele pediu.
A família do prefeito é quase toda envolvida com a política, já que o irmão de Léo Vieira, Luciano Vieira – Republicanos, é deputado federal. A irmã, Helena Vieira – PSD, é vereadora na capital fluminense.
.
Com informações do Baixada na Web
.
