.

.
BRASÍLIA E RIO – O brasileiro já está sentido aumento no preços dos alimentos e inclusive do café que nesta segunda-feira (12), registou uma subida acentuada, devido as geadas leves no Brasil neste último fim de semana.
O efeito climática não vem procupando pela questão de saúde e demais ocorrência, mas também os produtores que já buscam se proteger de novas ocorrência em breve, já que em breve os preços poderão crescer.
.
.

.
Hoje por volta das 11h50, o contrato do acfé arábica setembo seguia em alta de 4%, cotado no preço de US$ 2,44 por libra-peso, quando aumentou na sessão anterior, o que significa que o valor do café deverá seguir em alta.
A região de Minas Gerais uma das maiores produtoras de café arábica do Brasil, também foi atingida pela geada nos últimos dias e isso, pode comprometer parte da colheita, como informa a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Expocaccer.
“As geadas ocorreram em regiões pontuais do Cerrado, mas ainda não sabemos dimensões, hoje já iniciamos um levantamento com nossos cooperados”, disse a Expocaccer.,
.
.

.
Para afetar o café, a temperatura tem que estar em torno ou abaixo de zero, o que não foi observado nas áreas majoritárias de café nem de Minas Gerais e nem mesmo do Paraná, disse a Nottus.
De maneira geral, a colheita da safra 2024 está caminhando para o final, o que livra a produção deste ano de qualquer perda e com preço já tabelado.
Mas, dependendo a intensidade da geada, eventual perda pode ser sentida na colheita do próximo ano e isso geral aumento nos preços.
.
Com informações da CNN Brasil
.
