Compartilhar

Amazônia tem pior temporada de queimadas em 17 anos

Amazônia tem pior temporada de queimadas em 17 anos - baixadanaweb

.

Carnaval 2024: Expresso Salvador deve receber mais foliões 1

.

BRASÍLIA E MANAUS – O estado do Amazonas registra a maior e pior temporada de queimadas dos últimos 17 anos, como denunciam ambientalistas e pesquisadores que mostram que a floresta registrou 59 mil focos de fogo desde janeiro deste ano até o mês de agosto.

As queimadas na Amazônia que vem ocorrendo na administração do Governo Federal do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamam a atenção pelo descontrole total da situação.

.

.

Amazônia tem pior temporada de queimadas em 17 anos - baixadanaweb
Foto: reprodução de Redes Sociais

.

A densa camada de fumaça que vem cobrindo o céu é reflexo das chamas na Amazônia, que registra o maior número de focos de fogo em 17 anos, se soma com a seca que castiga mais de mil cidades brasileiras.

Esse período de 2024 com maior número de queimadoas é o maior desde 2008 e pode aumentar, já que o levantamento é feito mês a mês e agosto ainda não terminou. Toda essa fumaça que cobre a floresta da Amazônia está viajando milhares de quilômetros.

Esse volume ainda se soma ao que vem do Pantanal, de Rondônia com a queimada no Parque Guajará-Mirim há um mês, e da Bolívia, formando uma densa camada cinza na atmosfera que é arrastada para o restante do mapa formando um “corredor de fumaça”.

.

.

Amazônia tem pior temporada de queimadas em 17 anos - baixadanaweb
Foto: reprodução de Redes Sociais

.

Até agora, há registros de fumaça nos seguintes estados:

  1. Rio Grande do Sul
  2. Santa Catarina
  3. Mato Grosso do Sul
  4. Mato Grosso
  5. Acre
  6. Rondônia
  7. Oeste do Paraná
  8. Parte de Minas Gerais
  9. Trechos de São Paulo
  10. Amazonas

De acordo com informações de meterorologistas e de imagens de satélites, a previsão é que a partir desta quarta-feira (21) o volume de fumaça vindas da Amazônia piore com o vento frio que traz a frente fria do fim de semana.

.

.

Brasil perdeu 33% das áreas naturais até 2023, diz MapBiomas - baixadanaweb
Foto: Agência Brasil – DIvulgação

.

Segundo os especialistas, a partir de quarta-feira (21) a previsão é de que o cenário piore e a quantidade de fumaça aumente, atingindo com mais intensidade a capital São Paulo, indo até o interior do estado, avançando sobre Belo Horizonte em Minas Gerias e várias cidades do Paraná.

Isso vai acontecer por causa do vento frio que está trazendo a frente fria que vai avançar sobre o Centro-Sul. O meteorologista do Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), Giovani Dolif, explica que o ar frio vai comprimir a fumaça, fazendo com que ela chegue mais rápido ao restante do mapa.

.

.

.

.

Com informações do Baixada na Web e G1

.

Carnaval 2024: Expresso Salvador deve receber mais foliões 1