.

.
BRASÍLIA – Um estudo realizado pelo MapBiomas, divulgado nesta última quarta-feira (21), aponta que o Brasil perdeu 33% das áreas naturais até 2023. De acordo com o relatório, a Amazônia é o bioma que mais sofreu com essa perda ao longo dos anos.
Segundo os dados publicados na data de ontem, as áreas naturais incluem vegetação nativa, superfície de água e áreas naturais não vegetadas, como praias e dunas.
.
.

.
De acordo com o levantamento feito, os dados mostram que quase metade (45%) dos municípios brasileiros perdeu vegetação entre 2008 e 2023. O Pantanal foi o bioma com o maior número de municípios com reducação de áreas naturais nesse período.
De acordo com o coordenador geral do MapBiomas, Tasso Azevedo, a diminuição das áreas naturais representa um aumento nos riscos climáticos.
.
.

.
Outras informações
Redução dos biomas nos estados
O relatório também apresentou um recorte da situação dos estados. Dos 27 estados, apenas o Rio de Janeiro teve aumento na área de vegatação nativa, passando de 30% para 32%.
Os estados que tiveram as maiores reduções nas áreas naturais entre 1985 e 2023 foram:
- Rondônia – queda de 34%;
- Maranhão – queda de 27%;
- Mato Grosso – queda de 27%;
- Tocantins – quada de 24%.
Atualmente, os estados que ainda possuem a maior proporção de vegetação nativa são Amapá, Amazonas e Roraima. Sergipe, São Paulo e Alagoas são os que acumulam a menor proporção.
.
Com informações do Baixada na Web
.
