Compartilhar

Lula quer fundos de pensão de estatais em obras do PAC

Lula quer quer fundos de pensão de estatais em obras do PAC - baixadanaweb

.

Carnaval 2024: Expresso Salvador deve receber mais foliões 1

.

BRASÍLIA – Com o orçamento sem margem em relação ao governo anterior e com o aumento de despesas o Governo Federal, administrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sinaliza para que os grandes fundos de pensão das estatais passem a retomar os investimentos em infraestrutura, principalmente os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

O assunto foi mencionado nesta última quarta-feira durante um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com representantes da Previ (dos funcionários do Banco do Brasil), da Petros (da Petrobras), da Funcef (Caixa Econômica Federal) e do Postalis (dos Correios) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

.

.

Lula quer quer fundos de pensão de estatais em obras do PAC - baixadanaweb
Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil – Divulgação

.

Segundo informações de articuladores do Governo Federal, próximo de Lula, há uma idéia de poder mudar a política de investimentos desses fundos, que se tornou mais rigorosa após a experiência malsucedida dos fundos de pensão, durante gestões petistas no passado.

De acordo com reportagem de O Globo, a Previc alega ainda que as medidas estão contempladas no programa do atual governo, “visando cumprir os compromissos e as metas em favor da sociedade, do desenvolvimento do país e da expansão do setor de previdência complementar fechado, mantendo a higidez das reservas previdenciárias e a proteção às famílias”.

Nas gestões passadas do PT, com o presidente Lula, a entrada dos fundos de pensão nos projetos do governo resultou em CPIs, operação da Polícia Federal e sucessivos déficits a serem cobertos por anos pelos participantes (ativos e aposentados). Entre os maiores, somente a Previ não teve prejuízo.

.

.

Lula apela para reitores e pede o fim da greve em todo o Brasil - baixadanaweb
Foto: Divulgação – Portal Gov.br

.

Polícia Federal já apontou perdas de fundos de pensão

A Polícia Federal, realizou no ano de 2016, a Operação Greenfield, que apontou perdas de ao menos R$ 8 bilhões com irregularidades em fundos de pensão. Encerrada em 2020 sem conclusão, após denúncias de abuso de autoridade, a operação gerou 180 ações em curso na Justiça Federal de Brasília.

No caso dos Postalis, por exemplo, o rombo chegou a R$ 15 bilhões, dívida a ser paga pelos Correios e trabalhadores nos próximos 30 anos. O plano de equacionamento foi assinado em janeiro deste ano. É uma exigência da legislação em caso de déficit.

.

Com informações do Baixada na Web e O Globo

.

Carnaval 2024: Expresso Salvador deve receber mais foliões 1