.

.
LISBOA – Algumas cidades de Portugal como Lisboa e a região de Setúbal, registraram na madrugada desta segunda-feira (26), um terremoto de magnitude 5.3 na escala Richter, sem registro de maiores danos materiais ou vítimas.
De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera – IPMA, o terremoto atingiu a região de Sines no sudoeste do país e aconteceu a uma profundidade de 10,7 quilômetros.
.
.

.
O serviço geológico dos Estados Unidos, o USGS, estimou uma magnitude de 5.4 na escala de Richter. Já o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico estimou o sismo como sendo de magnitude 5.1 e com epicentro a uma profundidade de cinco quilômetros.
A cidade é litorânea, mas não houve avisos de tsunami porque isso só ocorre em tremores de magnitude 6.0 ou maiores.
.
.
Na manhã de hoje, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil – ANEPC informou que foram sentidas mais três réplicas do terremoto até uma hora após o impacto principal e que o tremor foi sentido em menor intensidade em Lisboa e na região de Setúbal.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que tem exercido a função de primeiro-ministro de Portugal, Paulo Rangel, disse que “felizmente não houve danos materiais, mas mais importante que isso, não houve vítimas pessoais” e comentou que houve uma vantagem colateral que foi a oportunidade para que sejam analisadas as atuais estratégias de prevenção e de reação em caso de uma catástrofe grave.
.
.
.
.
.
Com informações do Baixada na Web e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil – ANEPC
.
