.

.
BELFORD ROXO – O cenário político na cidade de Belford Roxo, terá uma mudança antes das eleições municipais, após o juiz Andre Ricardo de Franciscis Ramos, da 154ª Zona Eleitoral, determinar que Matheus do Waguinho, candidato do Republicanos à prefeitura de Belford Roxo troque o nome na urna.
Segundo a Justiça Eleitoral, o candidato não poderá usar o atual nome na urna eletrônica, estabelecendo para isso um prazo de três dias, para que o mesmo encaminhe um novo nome.
.
.

.
O candidato a prefeitura de Belford Roxo, Matheus Carneiro Barros, que é sobrinho do atual prefeito Wagner Carneiro, também conhecido como Waguinho, até outro dia seguia sua campanha com o nome Matheus do Waguinho, o que já não é mais permitido pela Justiça Eleitoral.
A mudança do nome, ocorre após uma ação movida pelo seu candidato adversário Márcio Canella, do União Brasil, ao entrar com uma ação na Justiça Eleitoral.
Para o magistrado, o nome escolhido pelo candidato faz referência ao atual prefeito do município de Belford Roxo, portanto, se faz necessária a mudança para não confundir o eleitor: “o nome para constar na urna eletrônica não deve estabelecer dúvida quanto à identidade do candidato”. O juiz cita ainda uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio em 2022, quando analisou o caso do deputado federal Hélio Lopes – PL que queria concorrer com o nome de Hélio Bolsonaro e foi impedido porque não fazia parte da família do ex-presidente Jair Bolsonaro e poderia gerar confusão.
.
.

.
A última pesquisa Quaest, mostra qoe o deputado estadual Márcio Canella – União Brasil, segue com 48% das intenções de voto, contra 26% de Matheus do Waguinho, que terá que mudar seu nome para seguir na disputa eleitoral.
Vale lembrar que o candidato Márcio Canella, foi eleito vice-prefeito de Belford Roxo, e atualmente segue com o seu principal inimigo político na região.
O embate ocorreu nas eleições de 2022, quando o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, à época no União Brasil, vetou a indicação do seu vice e aliado na época, para ser vice do governador Cláudio Castro – PL.
.
.

.
Nesta mesma época, aconteceu mais um estrese na parceria de Canella e Waguinho, devido o atual deputado estadual apoiar à reeleição de Jair Bolsonaro e Wahuinho sinalizar apoio a Luiz Inácio Lula da Silva – PT.
Em março de 2023, ao invés de dar apoio a candidatura à prefeitura de Belford Roxo para Márcio Cabella, o prefeito resolveu apostar suas fichas no sobrinho.
Passado essa situação, o atual prefeito de Belford Roxo, acabou tendo uma conturbada saída do União Brasil para assumir o diretório fluminense do Republicanos.
.
Com informações do Baixada na Web
.
