.

.
BELFORD ROXO – Nesta última sexta-feira (27), a juíza Adriana Marques dos Santos Laia Franco, da 152ª Zona Eleitoral, condenou o candidato à prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Matheus do Waguinho – Republicados, a pagar uma multa de R$ 15 mil, por divulgar Fake News, ou seja, notícias falsa, contra seu adversário Márcio Canella – União Brasil.
.
.

.
Segundo a denúncia feita pelo candidato Márcio Canella, Matheus que é a aposta de seu tio para que a família siga no comando da cidade, teria promovida propaganda negativa, utilizando de “conteúdo difamatório, informações inverídicas e fatos gravemente descontextualizados” .
Por outro lado, Matheus do Waguinho se defendeu informando que as publicações foram replicadas de conteúdo jornalístico de grande circulação, alegando com isso que seguia “exercendo o direito fundamental à liberdade de expressão”.
.
.

.
A magistrada, entretanto, aceitou o pedido de Márcio Canella e determinou um prazo de 30 dias para que o candidato Matheus do Waguinho pague a multa aplicada.
“Assim agindo, sua postagem combatida nestes autos revela práticas abusivas no sentido de divulgar notícia falsa, aptas a interferir no processo eleitoral e na livre escolha do voto do eleitorado, podendo Influenciar no ânimo do eleitor”, diz parte da sentença.
.
Com informações do Baixada na Web
.
