.

.
GOIÂNIA E RECIFE – A Polícia Civil de Pernambuco acabou indiciando o cantor Gusttavo Lima, por lavagem de dinheiro e organização criminosa ao longo de uma investigação no inquérito da Operação Integration, que apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro proveniente de jogo do bicho e jogos de azar na internet, operado por casas de apostas online, as bets.
.
.

.
A juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife que expediu o mandado de prisão contra o cantor sertanejo Gusttavo Lima, que é investigado em um suposto esquema de lavagem de dinheiro, pelo qual foi decretada a prisão da influenciadora digital Deolane Bezerra, durante a Operação Integration, informa que o cantor teria ajudado foragidos da justiça a saírem do Brasil.
Na tarde da terça-feira (24), o desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, acabou revogando a prisão preventiva do cantor Gusttavo Lima. Em sua decisão, o magistrado também suspendeu a apreensão do passaporte e do certificado de registro de arma de fogo, bem como de eventual porte de arma de fogo do artista.
Dentre as acusações, o cantor Gusttavo Lima teria ocultado R$ 9,7 milhões recebidos em dois depósitos de jogos ilegais da HSF Entretenimento Promoção de Eventos. Além disso, ele teria dado “guarida a foragidos” que são alvos da investigação, que está em segredo de Justiça.
O indiciamento, ocorrido em 15 de setembro, foi revelado neste domingo pelo Fantástico.
A defesa do cantor sertanejo que chegou ter a prisão preventiva decretada, e logo depois, revogada, nega as ilegalidades.
.
.

.
Outras informações
Mas, afinal de contas, o que é o crime de lavagem de dinheiro?
O objetivo é esconder a origem criminosa do dinheiro “sujo” e transformá-lo em dinheiro “limpo”, fazendo com que ele pareça legal.
A lavagem de dinheiro pode ser cometida de duas formas:
- Direta – quem lava o dinheiro é a mesma pessoa que cometeu o crime de origem com o qual obteve o valor ilegal.
- Indireta – quem lava o dinheiro é uma pessoa sem ligação com o crime que gerou a quantia a ser lavada.
“Basicamente, lavagem de dinheiro é: você recebe um dinheiro de forma ilegal, que não tem uma origem clara, e faz com que esse dinheiro passe a fazer parte do sistema financeiro, passe a ter uma origem [legal]”, afirma o professor de administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Rafael Alcadipani, que integra o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
.
.
Questionados sobre os R$ 150 mil apreendidos pela polícia na sede da Balada Eventos e Produções, empresa de shows do cantor em Goiânia, a defesa de Gusttavo Lima alegou que a quantia era destinada ao pagamento de fornecedores.
Em relação às 18 notas fiscais sequenciais emitidas no mesmo dia em valores fracionados por outra empresa do cantor para Pix 365, alvo da investigação, a defesa do cantor Gusttavo Lima diz que os valores foram declarados e os impostos, pagos.
“As referidas 18 notas fiscais foram emitidas por ela [empresa do cantor] para o recebimento dos valores pelo uso de imagem do cantor, conforme contratos assinados em 2022 com a Pix 365. Como não havia nenhum outro contrato de uso de imagem vigente, não foram emitidas outras notas fiscais, o que explica o fato de as notas para a Pix 365 serem sequenciais”, diz a defesa.
.
.
Confira mais notícias sobre a Operação Integration
.
Com informações do Baixada na Web
.
