.
.

.
BRASÍLIA – No mesmo dia da posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – PT, teria afirmado nesta última segunda-feira (20), durante a reunião ministerial, que pode não concorrer à reeleição em 2026, chamando a atenção dos agentes políticos do Partido dos Trabalhadores e de parte da imprensa e da oposição.
.
.

.
De acordo com interlocutores do presidente Lula, a fala acabou interpretada que o presidente irá sim vir como candidato no ano de 2026.
Ao longo do discurso na abertura do encontro em Brasília, o presidente Lula afirmou que pretende eleger um governo no ano que vem para que o Brasil “siga com a democracia, sem o retorno do “neonazismo. O presidente falou ainda que se faz necessário deixar isso bem claro, para que se evite o retorno ao neofascismo e ao autoritarismo.
.
.
O presidente alertou os ministro que o ano político de 2026 já se iniciou e que a oposição já segue em campanha, gerando um alerta para sua equipe, como forma de que todos possam elevar o tom publicamente contra seus opositores.
Durante o encontro somente com ministro, porém, o tom de Lula foi outro, de que não necessariamente, ele precisará disputar a eleição em 2026.
Acredita-se que a saúde de Lula seja um fator determinante para que o político não siga no cargo no próximo ano eleitoral. Vale lembrar que até o momento não há um nome da esquerda para que possa vir substituir o presidente caso o mesmo não venha a disputar o pleito.
.
Com informações do Baixada na Web
.
