.

.
BRASÍLIA E MANAUS – O Ministério das Relações Exteriores, confirmou que os 88 brasileiros viviam ilegalmente nos Estados Unidos, acabaram deportados ao Brasil e chegaram em um voo comercial na noite desta última sexta-feira (24), no Aeroporto de Manaus. .
.
.

.
No início da tarde deste sábado (25), a Força Aérea Brasileira enviou um avião de Brasília para o Aeroporto de Manaus, para auxiliar os brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos. O objetivo da operação é encaminhá-los até o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, nas Minas Gerais.
Um grupo grande de brasileiros que foram deportados da nova administração americana, hoje comandada por Donald Trump, segue aguardando o término do translado em Manaus.
Segundo adiantou o blog da Andréia Sadi, oficiais americanos queriam manter os brasileiros deportados algemados e acorrentados.
.
.

.
De acordo com informações preliminares, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, não autorizou a continuidade do uso das algemas em Manaus, já que se tratam de cidadãos livres em território brasileiro e uma questão de soberania nacional.
Mais cedo, as informações foram confirmadas oficialmente pelo Ministério da Justiça.
A PF também confirmou a informação. Esclareceu policiais federais receberam os passageiros deportados.
A Embaixada dos Estados Unidos, por sua vez, informou que os brasileiros deportados estão sob custódia das autoridades brasileiras. E que as autoridades americanas “continuam em contato com autoridades brasileiras a respeito do incidente”.
.
.

.
Detalhes dos brasileiros deportados
Por meio das redes sociais, nesta última sexta-feira (24), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, anunciou que 538 imigrantes ilegais, de diferentes origens, já foram presos desde a posse de Trump — incluindo um suspeito de terrorismo, quatro integrantes da gangue Tren de Aragua e outros indivíduos condenados por crimes sexuais contra menores.
Ela disse, ainda, que “centenas de imigrantes ilegais já foram deportados em aeronaves militares”, marcando o início do que ela chamou de “a maior operação de deportação em massa da história”.
A porta-voz publicou, junto com as declarações, fotos de deportados embarcando em uma avião militar. Não há confirmação, entretanto, se trata do voo com destino ao Aeroporto de Confins.
.
Deportation flights have begun.
— Karoline Leavitt (@PressSec) January 24, 2025
President Trump is sending a strong and clear message to the entire world: if you illegally enter the United States of America, you will face severe consequences. pic.twitter.com/CTlG8MRcY1
.
.
.
Com informações do Baixada na Web
.
